Política de Privacidade

Conheça as regras que aplicamos para garantir a proteção dos seus dados pessoais.
Política de Privacidade
A rede de Hotéis-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Administração Regional no Estado de São Paulo (“Hotéis-escola SENAC São Paulo”) é composta pelo Grande Hotel Campos do Jordão e pelo Grande Hotel São Pedro. Preocupados com a sua privacidade e com a proteção de seus dados pessoais e a fim de buscarmos o máximo de transparência com todos que possuem relação conosco, elaboramos a presente Política de Privacidade (“Política”). Aqui, você encontrará as principais diretrizes estabelecidas por nós para o tratamento de dados pessoais adequado e dentro dos parâmetros legais estabelecidos. É importante que você leia esta Política com atenção e até o final, bem como a consulte periodicamente para verificação de possíveis alterações no que diz respeito ao tratamento de seus dados pessoais. Em caso de dúvidas, entre em contato conforme indicado ao final desse documento.  

1. Quem nós somos? 

Os Hotéis-escola SENAC São Paulo são centros educacionais de referência que desenvolvem pessoas e organizações para o segmento de hospitalidade, atuando por meio da integração de modelo pedagógico e hotéis próprios com operação comercial de excelência. A nossa rede é composta pelos hotéis abaixo:

• Grande Hotel Campos do Jordão, localizado na Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – CEP 12460-000 – Campos do Jordão/SP – CNPJ 03709814/0062-00.
• Grande Hotel São Pedro, localizado no Pq. Dr. Otávio de Moura Andrade, s/n – CEP 13528-900 – Águas de São Pedro/SP – CNPJ 03709814/0063-90.

Para fins da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, somos controladores dos dados pessoais para as atividades e os dados constantes nesta Política. Ou seja, somos os responsáveis por determinar as finalidades para as quais serão utilizados os seus dados pessoais e os meios do tratamento.

2. O que você precisa saber antes de ler esta política

DADOS PESSOAIS são as informações que identificam ou que possam lhe identificar. Por exemplo, seu nome, CPF, e-mail, endereço etc.

DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS são as informações que revelam ou possam revelar origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados de saúde ou sobre a vida sexual, dado genético ou biométrico.

ENCARREGADO é quem servirá de canal de contato para dúvidas e assuntos relacionados à privacidade e à proteção de dados pessoais por aqui.

TITULAR é a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais objetos do tratamento.

TRATAMENTO é qualquer operação realizada com seus dados pessoais, como coleta, produção, classificação, utilização, acesso, processamento, armazenamento, eliminação, modificação, compartilhamento, transferência etc.

Sempre que houver menção aos termos “Hotéis-escola SENAC São Paulo”, “nós” ou “nossos”, estaremos nos referindo aos controladores descritos no tópico “Quem nós somos?”. Toda vez que mencionarmos “você”, “seu” ou “sua”, estaremos nos referindo a você, titular de dados pessoais, que é nosso hóspede, visitante (inclusive de nossos websites) ou, ainda, participante de algum evento realizado em nossos hotéis.

3. Quais dados pessoais são tratados e por quê?


Tratamos os seus dados pessoais a seguir identificados e conforme as finalidades descritas no quadro exemplificativo abaixo. Destacamos que os dados pessoais já coletados para atendimento à determinada finalidade poderão ser necessários para a realização de outras atividades.


ATIVIDADES DADOS PESSOAIS FINALIDADES
MARKETING CAPTAÇÃO DE CLIENTES Nome completo, telefone fixo, telefone celular, endereço da empresa, cargo da pessoa de contato e e-mail. Para que possamos prospectar novos eventos, buscamos a captação de alguns potenciais clientes. Tais dados podem ser obtidos de bases internas já existentes, indicação de terceiros ou de bases públicas.
COMUNICAÇÃO Nome completo, e-mail, telefone, cidade e estado. Com esses dados, podemos viabilizar companhas informativas sobre os nossos hotéis, a partir de promoções, informativos e e-mail de marketing, bem como operacionalizar o envio de respostas às pesquisas de satisfação dos nossos atendimentos.
RESERVAS DE EVENTOS Nome completo, e-mail, dados de cartão de crédito e/ou outra forma de pagamento, país, telefone, documentos de representante da empresa (procuração ou contrato social da empresa). Para a efetuarmos as reservas de espaço para eventos e iniciarmos o processo de cobrança.
DE LAZER (CLIENTES E GRUPOS) Nome completo, data de nascimento, endereço, estado, país, CEP, e-mail, telefone, CPF, RG, certidão de nascimento, passaporte, dados de cartão de crédito e/ou outra forma de pagamento, restrições alimentares (ex.: alergias), religião do hóspede. Para a confirmação de reservas, contato durante e após a hospedagem, realização de cobrança, formação de perfil comportamental, confirmação de idade para a participação nas atividades e consumo de bebidas (no caso de crianças e adolescentes), pesquisa de satisfação, envio de objetos esquecidos e envio de comunicações promocionais.
ATENDIMENTOS/UTILIZAÇÃO DOS HOTÉIS RECEPÇÃO NAS PORTARIAS Nome completo, RG e imagens. Para controle de segurança nos hotéis, garantindo a segurança dos nossos hóspedes e funcionários.
HÓSPEDE (CHECK IN) HOUSE Nome do hóspede, RG, certidão de nascimento, passaporte, dados do veículo, imagens. Para viabilizarmos check in, atendimento de demandas de acordo com as suas preferências, armazenamento de dados para os casos de fiscalização, conforme exigido pela legislação, permitir acesso a quartos e dependências dos hotéis.
HÓSPEDE (CHECK OUT) Nome completo, RG, certidão de nascimento, passaporte, dados bancários, informações sobre consumo, valor da conta. Para encerrarmos a conta dos hóspedes.
MONITORAMENTO Imagens CFTV, uso de wi-fi (endereço de IP com data e hora; código de identificação do dispositivo utilizado; tipo de navegador utilizado; localização do dispositivo; sequência de cliques). Atuar na prevenção de fraudes e prática de condutas ilícitas, bem como na garantia da segurança física e patrimonial.
REALIZAÇÃO DE EVENTOS (CORPORATIVOS E DE LAZER) Nome completo, data de nascimento, endereço, e-mail, telefone, CPF, RG, certidão de nascimento, passaporte, estado, país, assinatura e imagens. Para viabilizarmos o atendimento das suas demandas durante os eventos, bem como permitir a organização dos eventos e atividades correspondentes.
REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE LAZER Nomes dos pais, das crianças, número da unidade habitacional, telefone, restrições alimentares, imagens e assinaturas. Para organização de atividades recreativas, viabilizar o empréstimo e locação de equipamentos de lazer (ex.: bicicletas), contato com pais e responsáveis em caso de acidentes.
HEALTH CLUB Nome completo, telefone, assinatura, ficha anamnese com dados de saúde, número da unidade habitacional, dados de cartão de crédito. Para atendermos os serviços de tratamento estéticos e de massagens conforme seu perfil e exigências.
SERVIÇOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS PARA HÓSPEDES E VISITANTES Nome completo, idade, data de nascimento, CPF, tipo de pensão de alimentação, número da unidade habitacional, restrições alimentares, imagens. Para controle de acesso e organização dos restaurantes, e registro de consumo em nossos pontos de venda. Os dados também são utilizados para preservação da saúde do titular, impedindo-se ingestão de alimentos que possam provocar, por exemplo, alergias.
TERCEIROS CONTRATOS DE PRESTADORES DE SERVIÇOS Nome, RG, CPF. Para viabilizarmos a elaboração de contratos de prestação de serviços com empresas parceiras. Os dados pessoais coletados nessa atividade poderão ser do próprio prestador de serviços, se pessoa física, ou de representante da pessoa jurídica. Os dados também asseguram a liberação de acesso às dependências dos hotéis para prestação de serviços e emissão de documentos como laudo técnico de vistoria e/ou de conclusão de obras.
CONTAS A RECEBER CPF e dados provenientes de bureaus de crédito (nome, RG, score de crédito etc.). Para mitigarmos os riscos de inadimplência em contratos.


Além das finalidades dispostas no quadro, utilizaremos alguns de seus dados pessoais para o cumprimento de obrigações legais, como a emissão de notas fiscais aos órgãos públicos e para o exercício regular dos nossos direitos, como, por exemplo, para nossa defesa em processos judiciais, bem como em resposta a ordens de autoridades competentes.

Ainda, em razão da pandemia de COVID-19 e para fins de assegurar a saúde de quem frequenta e/ou trabalha em nossos hotéis e contribuir com o controle da disseminação da doença, coletamos Dados pessoais informados em questionário COVID-19 e sua temperatura corporal para ingresso e circulação em nossos hotéis. Tais informações, contudo, são descartadas tão logo exauridas as finalidades que motivaram a sua coleta ora comunicadas.

Os Dados Pessoais acima elencadas podem ser coletados primordialmente das seguintes fontes: (a) diretamente de você ou pessoa autorizada por você, por meio digital ou físico; (b) nossos parceiros comerciais, como os aplicativos de reservas que você utilizar; (c) bases públicas, como redes sociais; e (d) empresas de proteção ao crédito.

Trataremos os seus dados pessoais conforme as hipóteses autorizadoras listadas na Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – “LGPD”), notadamente (i) cumprimento de obrigação legal ou regulatória, (ii) execução de contrato, (iii) exercício regular de direitos, e (iv) nosso legítimo interesse ou de terceiros. Para os casos em que a lei exija a obtenção de seu consentimento, atuaremos de modo a garantir que você seja devidamente informado acerca da necessidade de sua autorização e consequências da sua recusa, para que você possa manifestar livremente a sua decisão.

Utilizaremos os seus dados pessoais para finalidades compatíveis com as informadas nessa Política e sempre que entendermos haver base legal para o processamento posterior nos termos da LGPD.


 4. Como utilizamos cookies? 

Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu navegador ou dispositivo. Os cookies permitem o reconhecimento de preferências para, por exemplo, adaptar os nossos websites para necessidades específicas.

Os cookies que utilizamos poderão coletar informações referentes ao navegador que você utiliza, informações sobre o seu endereço IP, data, hora e duração da sua visita e páginas e links acessados.

Os Hotéis-escola SENAC São Paulo utilizam os seguintes cookies conectados aos websites acima indicados:

ESSENCIAIS Permitem, em essência, o funcionamento do website. Por serem essenciais, caso estejam desativados, o website e/ou o aplicativo poderão não funcionar corretamente.
DESEMPENHO Possibilitam monitorar a forma como você navega no website, analisando a sua respectiva performance, com coleta de dados estatísticos sem caráter pessoal. A sua utilização nos permite corrigir eventuais problemas de utilização do nosso website.
FUNCIONAIS Utilizados para maximizar a personalização da sua experiência no website e/ou aplicativo, inclusive com o direcionamento de conteúdo personalizado e lembrança das suas escolhas e preferências.
MARKETING Para que possamos direcionar e medir a eficácia da publicidade, especialmente em função dos seus interesses, por exemplo, de acordo com o número de visitas que você realizou.

Você pode desabilitar a coleta de cookies nas preferências de cookies do seu próprio navegador. Abaixo, disponibilizamos os links dos principais navegadores de internet, caso você queira realizar a gestão de cookies:


5. Como compartilhamos os seus dados pessoais?

Poderemos compartilhar os seus dados pessoais quando necessário para atingir a finalidade para a qual eles foram coletados e quando existir uma obrigação legal que nos impõe esse compartilhamento.

Tal compartilhamento, portanto, poderá se dar com consultorias, escritórios jurídicos externos, empresas fornecedoras e de suporte aos nossos sistemas, parceiros comerciais e de marketing, instituições de pagamento e financeiras, bureaus de crédito, órgãos públicos e Poder Judiciário. São finalidades do compartilhamento de seus dados pessoais:

  • - Condução das atividades de tratamento de dados pessoais descritas nesta Política, tais como comunicação, reservas, personalização de atendimento e fechamento contábil;
  • - Permitir que terceiros nos forneçam serviços;
  • - Por obrigações legais, regulatórias ou contratuais, ou responder autoridades competentes, quando entendermos que estamos legalmente obrigados a fazê-lo;
  • - Exercício legítimo de direito em processos judicial, administrativo ou arbitral, prevenindo lesão ou ameaça de direito;
  • - Como parte de auditorias corporativas ou relativas à fusão, aquisição, alteração societária, ou em casos de recuperação judicial ou falência, em que nós poderemos divulgar os seus dados pessoais ao potencial vendedor ou comprador, novo prestador de serviços e respectivos assessores, na medida do quanto necessário e adequado para o atingimento da aludida finalidade.

Para resguardar a sua privacidade, utilizamos instrumentos contratuais a fim de que os terceiros que recebam os seus dados pessoais confiram a eles a mesma proteção que nós oferecemos. Além disso, dada a sua desqualificação enquanto dado pessoal, informações agregadas e anonimizadas poderão ser livremente compartilhadas.

Eventualmente, poderá haver compartilhamento internacional de seus dados pessoais, por meio de plataformas que permitem a sua reserva, para países como Estados Unidos, República Tcheca, França e Canadá. Nesses casos, buscaremos assegurar que a transferência ocorra nos termos da lei aplicável, especialmente da LGPD.

Você pode ter maiores informações sobre os terceiros com quem compartilhamos os seus dados pessoais por meio de requisição específica, conforme indicado no tópico desta Política que trata sobre os seus direitos.

6. Por quanto tempo tratamos os seus dados pessoais?

Os seus Dados Pessoais serão tratados pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade para a qual eles foram coletados, a menos que um período de retenção mais longo seja necessário para cumprir obrigações legais, resolver disputas, proteger nossos ativos ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais.

Para determinar o período de retenção de seus Dados Pessoais, baseamo-nos nos seguintes critérios:

  • - Se há alguma obrigação legal ou contratual para armazenarmos esses dados;
  • - Se os dados são necessários para fins de investigação, auditoria ou exercício regular de nossos direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
  • - Se os dados são necessários para mantermos nossos registros comerciais e financeiros precisos.

Além disso, é possível que armazenemos os seus dados na forma anonimizada - ou seja, que não mais se referem a você pessoalmente – para fins estatísticos, sem limite de tempo, na medida do nosso interesse e com respaldo legal para fazê-lo.

7. Como mantemos os seus dados pessoais seguros?

Adotamos medidas administrativas e técnicas, continuamente monitoradas e revisadas de acordo com os avanços tecnológicos, aptas a manter os seus dados pessoais sob nossa responsabilidade protegidos de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito.

Nossos sistemas eletrônicos e arquivos físicos atendem aos padrões de segurança da informação adequados, tais como:

  • - Controle restrito de acesso interno;
  • - Proteção contra acessos não autorizados com a utilização de instrumentos de dupla autenticação, senha e chaves;
  • - Manutenção de inventário dos acessos, com o momento, a duração, a identificação do responsável pelo acesso e dados acessados.

Quaisquer comunicações legalmente exigidas sobre eventuais incidentes de segurança que possam acarretar perdas de disponibilidade, confidencialidade ou integridade dos dados pessoais sob nossa responsabilidade serão notificadas adequadamente às autoridades competentes e aos titulares afetados.

8. Quais são os seus direitos?

Você, enquanto titular de dados pessoais, possui os seguintes direitos:

CONFIRMAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE TRATAMENTO Caso você queira apenas confirmar se tratamos os seus dados pessoais.
ACESSO AOS DADOS PESSOAIS Caso você queira obter uma cópia dos dados pessoais sobre você que tratamos.
CORREÇÃO DE DADOS PESSOAIS INCOMPLETOS, INEXATOS OU DESATUALIZADOS Caso você queira corrigir, completar ou atualizar seus dados pessoais.
ANONIMIZAÇÃO, BLOQUEIO OU ELIMINAÇÃO DE DADOS PESSOAIS Caso você queira eliminar, bloquear e anonimizar os dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados de forma incorreta, desde que haja possibilidade técnica para tal. É possível, ainda, que você requeira a eliminação dos dados pessoais tratados com o seu consentimento e desde que ausente outra finalidade legitimadora de sua conservação, como a existência de obrigação legal ou regulatória a ser por nós atendida.
PORTABILIDADE DOS DADOS PESSOAIS Caso você queira, poderá solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais para outras entidades, desde que não violados os nossos segredos de negócio. A requisição de exercício desse direito não implica na eliminação de dados pessoais.
REVOGAÇÃO DE CONSENTIMENTO Caso você queira fornecer seu consentimento, revogá-lo ou, ainda, solicitar a eliminação dos seus dados pessoais tratados com base nele, desde que ausente outra finalidade legitimadora de sua conservação.

Além desses, você poderá solicitar outros direitos previstos na legislação, tal qual opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais ante ao não cumprimento da legislação aplicável, solicitar a revisão de decisões baseadas em decisões automatizadas e peticionar à autoridade nacional de proteção de dados pessoais (ANPD) em relação aos seus dados pessoais sob nossa responsabilidade.

Para exercer seus direitos, você poderá entrar em contato por meio do formulário de requisição de exercício de direitos disponível aqui. Envidaremos os melhores esforços para atender o seu pedido de forma clara, célere e segura.

9. Políticas de terceiros e atualizações desta política

NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS PELAS PRÁTICAS DE PRIVACIDADE DE TERCEIROS. PORTANTO, SEMPRE QUANDO VOCÊ FOR DIRECIONADO A OUTRO DOMÍNIO QUE NÃO ESTE E/OU TENHA ACESSO, EM DECORRÊNCIA DE SUA RELAÇÃO CONOSCO A SERVIÇOS DE TERCEIROS POR NÓS NÃO CONTROLADOS, RECOMENDAMOS QUE VOCÊ ANALISE AS SUAS RESPECTIVAS DECLARAÇÕES DE PRIVACIDADE, ENTRANDO DIRETAMENTE EM CONTATO COM O TERCEIROS RESPONSÁVEL EM CASO DE DÚVIDAS.

Poderemos, ocasionalmente, atualizar a presente Política. Sempre quando ocorrer alguma alteração material significativa, como sobre a finalidade para a qual tratamos os seus dados pessoais, bem como a forma e duração do tratamento, utilizaremos esforços razoáveis para que você tenha ciência das modificações.


10. Dúvidas?

Se você tiver quaisquer dúvidas sobre esta Política ou como tratamos os seus dados pessoais, entre em contato com o nosso Encarregado, FERNANDO SÁTIRO PEREIRA, por meio do e-mail privacidade@sp.senac.br.